segunda-feira, janeiro 22, 2007

Livros: Depressão

O subtítulo é mais esclarecedor, "Testemunho de um doente". É o relato da (dolorosa e traumatizante) experiência vivida pelo autor durante os anos em que "viveu como um morto com obrigação de viver", e como sobreviveu à Depressão e aos ataques de Pânico. É de leitura obrigatória para os doentes e principalmente para os seus familiares. Um alerta para toda a classe médica.

http://agorafobiadepressao.planetaclix.pt/

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Serotonina a menos?

A serotonina é um neurotransmissor, isto é, uma molécula envolvida na comunicação entre as células do cérebro (neurônios). Ela é quimicamente representada pela 5-hidroxitriptamina (5-HT), sendo também frequentemente designada por este nome.
Esta comunicação é fundamental para a percepção e avaliação do meio que rodeia o ser humano, e para a capacidade de resposta aos estímulos ambientais. Apesar de serem poucos os neurônios no nosso cérebro com capacidade para produzir e libertar serotonina, existe um grande número de células que detectam esse neurotransmissor. Desse modo, a serotonina desempenha um importante papel no funcionamento do nosso sistema nervoso e existem numerosas patologias relacionadas com alterações na atividade desse neurotransmissor.
A serotonina parece ter funções diversas, como o controle da liberação de alguns hormônios e a regulação do ritmo circadiano, do sono e do apetite, entre outras. Diversos fármacos que controlam a ação da serotonina como neurotransmissor são atualmente utilizados, ou estão sendo testados, em patologias como a ansiedade, depressão, obesidade, enxaqueca e esquizofrenia, entre outras. Drogas como o "ecstasy" e o LSD mimetizam alguns dos efeitos da serotonina em algumas células alvo.
Em geral, os indivíduos deprimidos têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central. Para remediar esta situação administram-se inibidores da recaptação da serotonina pelos neurônios, como no caso de medicamentos à base de fluoxetina (princípio ativo do PROZAC). Um certo número de alimentos, como bananas, tomates... são ricos no precursor da serotonina, o triptofano.
O triptofano é o amino-ácido sintetizado para criar a serotonina através de sucessivas hidroxilações no anel aromático e descarboxilações. Sem este precursor não é possível sintetizar serotonina suficiente para as suas várias funções.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Serotonina

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Filme: Match Point

sinopse
Um ex-tenista profissional, Chris Wilton (Jonathan Rhys Meyers) estava habituado a não conseguir o que se esperava dele. Mas quando ajuda Tom Hewett (Matthew Goode) e casa com a sua irmã, Chloe (Emily Mortimer), as portas abrem-se para o tipo de dinheiro e sucesso com que sonhou em tempos. Chris devia ter acalmado com a felicidade, mas é arrebatado pela bonita e sensual noiva de Tom, Nola (Scarlett Johansson). A atracção transforma-se numa obsessão que força Chris a fazer uma escolha crítica.

"There are no litle secrets"

segunda-feira, janeiro 08, 2007

MotorMind


sinto as palavras
viajando pela minha mente
como pensamentos ao avesso
ao avesso ou avulso?
slow-motion visual
sempre deixando o amargo
das mil e uma fachadas
fachadas
conservadas
entravadas na minha boca!
quero sair deste sufoco...
só não sei o caminho.

"You go to sleep when you wake"